sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Não, camarada Stalin! Não funciona.



Poderíamos simplesmente deletar nossos maus momentos?
E quem sabe, eternizar os bons?

Stalin deletava das fotos aqueles que se tornavam desafetos. Foi assim com Trotsky. Outrora queridinho do establishment, caiu em desgraça em uma disputa interna do partido em que o Stalinismo venceu. Tornou-se persona non grata, banido, perseguido no exílio e finalmente assassinado no México. E como se não bastasse, apagado das fotografias oficiais. Assim foi também com Nikolai Yezhov, o anão sanguinário, chefe da polícia secreta.

As autoridades soviéticas, acreditavam que podiam reescrever o passado, apagando algumas figuras que expurgavam da história e tomavam medidas que incluíam a falsificação e adulteração de imagens, destruindo filmes e em casos mais extremos, matando famílias inteiras.


Bem, afora os gulags, o exílio na Sibéria, as execuções, essa limpeza das fotos  tinha lá sua sabedoria. É fato que Stalin não deve servir de exemplo para quase nada nessa vida, exceto seu gosto por ler grandes autores - a despeito de ter enviado vários deles para a Sibéria. Mas isso na Rússia nem é mérito porque o país sempre foi o berçário do que há de melhor na literatura mundial. Senão, como poderia  um mesmo país oferecer ao mundo Dostoiévski, Tolstoi, Boris Pasternak  para citar só três? 


Vamos voltar ao nosso eu singelo: e se pudéssemos deletar das fotografias de nossas vidas as presenças e as memórias que se tornaram incômodas?
E se pudéssemos silenciar as palavras que não deveriam ter sido ditas; parar o tempo  justamente no momento daquele ato que hoje reprovamos, e evitá-lo; apagar as palavras mal escritas e quem sabe não ouvir as mal faladas?
E se talvez seguindo essa mesma lógica pudéssemos também eternizar os momentos inesquecíveis de nossas vidas?

Não, camarada Stalin. Não funciona. Vamos pensar em outra coisa.



                                                                 Stalin e Yezhov
                                                                Stalin sem Yezhov...

Nenhum comentário:

Postar um comentário